Offline
Vigilância Epidemiológica faz alerta sobre a prevenção da doença de chagas
O inseto barbeiro, transmissor da doença, também tem sido encontrado em áreas urbanas
Por Administrador
Publicado em 05/08/2025 18:18 • Atualizado 05/08/2025 18:34
SAÚDE

JORNAL DA ILHA - Saúde

Ilha Solteira - A Prefeitura de Ilha Solteira, por meio da Vigilância Epidemiológica, faz um alerta sobre a presença do inseto popularmente conhecido como barbeiro (Triatomíneo), transmissor da Doença de Chagas, em áreas urbanas. O inseto, cientificamente chamado Rhodnius neglectus, costuma habitar ambientes silvestres, mas tem sido encontrado em residências e prédios nas cidades.

A Doença de Chagas é uma infecção causada pelo parasita Trypanosoma cruzi e pode apresentar uma fase inicial aguda com sintomas como febre, mal-estar, inchaço localizado e falta de apetite. Em casos não tratados, a doença pode evoluir para a fase crônica, afetando órgãos como coração e intestinos, causando complicações graves.

O barbeiro transmite o parasita principalmente através das fezes depositadas na pele da pessoa enquanto suga sangue. Coçar o local da picada facilita a entrada do parasita no organismo. Além disso, a transmissão pode ocorrer por transfusão de sangue contaminado, de mãe para filho durante a gestação ou pela ingestão de alimentos contaminados com o parasita.

Para prevenir a infestação, recomenda-se manter a casa limpa, inspecionar cômodos, principalmente atrás de móveis e embaixo de colchões, telar janelas e evitar a presença de ninhos de pássaros em telhados. É importante também inspecionar abrigos de animais domésticos, onde os insetos podem se esconder.

Caso alguém encontre um inseto parecido com o barbeiro, deve-se capturá-lo com um saco plástico sem furos, invertê-lo para conter o inseto, fechá-lo bem e levar até a Vigilância Epidemiológica. Reforça-se ainda que qualquer pessoa com suspeita de infecção deve procurar imediatamente o serviço de saúde para avaliação e tratamento.

Comentários