Offline
Região do ABC Paulista inicia debates para entrar na Rota do Hidrogênio
"Conectar a região com o debate do hub de Hidrogênio Verde, em Ilha Solteira, é de grande relevância"
Por Administrador
Publicado em 14/02/2026 09:11
TECNOLOGIA

JORNAL DA ILHA - Tecnologia

Ilha Solteira - Nesta sexta-feira (13/02), o ABC deu início aos debates para inserir a região na chamada Rota do Hidrogênio, iniciativa estratégica voltada à transição energética, à descarbonização industrial e ao desenvolvimento sustentável.

A discussão ocorreu durante reunião com secretários municipais, representantes da sociedade civil organizada, especialistas e pesquisadores de temas como Indústria, descarbonização e energias renováveis.

A ação foi realizada pela Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC em parceria com o Consórcio ABC, que sediou o evento. 

O encontro contou com a participação de Nilson Trindade, presidente da Anil Green Energy, que apresentou o case do hub de Hidrogênio Verde desenvolvido em Ilha Solteira e o conceito da “Rota do Hidrogênio”, modelo que visa integrar diversas regiões, incluindo o Grande ABC, conectando geração de energia, produção, armazenamento, distribuição e consumo do combustível a partir de fontes renováveis.

A agenda também teve a presença do prefeito de Rio Grande da Serra, Akira Auriani, que destacou a importância da articulação regional em torno de pautas inovadoras.

“É muito importante essa troca de experiências que aconteceu aqui hoje. Conhecendo outros exemplos, podemos encontrar caminhos para uma gestão sustentável, fortalecer a região e gerar novas oportunidades para o desenvolvimento das nossas cidades”, afirmou.

Para o secretário executivo do Consórcio ABC, Aroaldo Oliveira, a inserção do ABC no debate nacional sobre Hidrogênio Verde é estratégica para o futuro econômico da região.

“O ABC tem integrado as grandes discussões para o desenvolvimento do país. Conectar a região com o debate do hub de Hidrogênio Verde, em Ilha Solteira, é de grande relevância pra pensarmos essa Rota do Hidrogênio, a descarbonização das indústrias e o futuro da economia na região, construindo uma transição justa”, destacou.

O Hidrogênio Verde é considerado uma das principais apostas globais para a redução de emissões de carbono, especialmente em setores industriais de alta intensidade energética. Com forte vocação industrial, o ABC pode se beneficiar da adoção de novas tecnologias, atração de investimentos e geração de empregos qualificados ligados à economia verde.

A reunião marca o primeiro passo para a construção de um planejamento regional sobre o tema, que poderá envolver estudos técnicos, articulação com universidades, setor produtivo e Governo Federal, além da busca por parcerias estratégicas.

Fonte: Repórter Diário - ABC Paulista / Jornal da Ilha - Ilha Solteira.

Comentários